Cefaleia (dor de cabeça) crônica por abuso de analgésicos
Hoje quero falar sobre um assunto muito comum em minha prática: a cefaleia (dor de cabeça) crônica por abuso de analgésicos.
Muitos pacientes que sofrem de enxaqueca crônica mal controlada, ou outras condições que cursam com cefaleia crônica podem apresentar concomitantemente uma condição chamada de cefaleia por abuso de analgésicos (MOH, em inglês), que é causada pelo uso crônico (maior que 3 meses) e excessivo desses medicamentos. Esse quadro pode piorar os sintomas da cefaleia e modificar suas caracterÃsticas, além disso, os pacientes podem desenvolver comportamentos decorrentes desse uso excessivo, como o uso ritualizado de medicamentos e a abstinência.
Estudos têm apontado a possibilidade que a MOH compartilhe algumas vias comportamentais, genéticas e neuronais com a adicção. A dopamina pode estar envolvida na fisiopatologia da cefaleia por abuso de analgésico, mas mais estudos ainda são necessários para melhor entender essa condição.
Ainda assim a mensagem final e importante desse post é: o médico deve estar atento às quantidades de medicação que o paciente vem consumindo, especialmente aqueles que têm maior risco de dependência. Também é importante que o paciente relate sobre a frequência de uso de analgésicos durante a consulta.
Vamos juntos nessa jornada em busca de uma vida mais saudável e sem dor!